Encom Energia

O que é a a energia hidráulica e como funciona?

Energia hidrelétrica é o aproveitamento da energia cinética contida no fluxo de massas de água. A energia cinética promove a rotação das pás das turbinas que compõem o sistema da usina hidrelétrica para, posteriormente, ser transformada em energia elétrica pelo gerador do sistema. A água é o recurso natural mais abundante do planeta. Estima-se que o potencial hidráulico do Brasil seja da ordem de 260 GW – segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O porte da usina determina o tamanho da rede de distribuição que levará a energia elétrica gerada até os consumidores. Quanto maior a usina, maior é a tendência dela estar distante dos centros urbanos. Isso exige a construção de grandes linhas de transmissão que muitas vezes atravessam estados e causam perdas de energia.

Para a produção de energia hidrelétrica é necessário que exista a integração da vazão do rio, do desnível do terreno (naturais ou não) e quantidade de água disponível. Esse sistema é composto por:

-Barragem

-Sistema de captação (adução) de água

-Casa de força

-Canal de fuga

-Vertedouro

O Brasil é o país que detém o maior potencial hidrelétrico do mundo. De maneira que 70% dele está concentrado nas bacias do Amazonas e do Tocantins/Araguaia. A primeira hidrelétrica brasileira de grande porte a ser construída foi a Paulo Afonso I, em 1949, na Bahia, com potência equivalente a 180 MW. Atualmente, a Paulo Afonso I compõe o complexo hidrelétrico Paulo Afonso, composto pelo total de quatro usinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fale Conosco AGORA!