Encom Energia

Com o aumento da energia, aprenda o que fazer para reduzir impacto do aumento na conta de luz.

No dia 29 de Junho, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou um reajuste de 52% no valor da bandeira tarifária vermelha no patamar 2, que passou a vigorar a partir de 4 de julho. Será cobrado R$ 9,49 a cada 100kWh consumidos. A taxa antiga era de R$ 6,24. Com o aumento na conta de energia elétrica, é importante entender como isso pode impactar seus hábitos e como é possível economizar com pequenas mudanças no seu dia a dia.

Existem muitos vilões da conta de luz, entenda como economizar e combater o aumento da energia:

  • Geladeira aberta por longos períodos 

Abrir a geladeira e escolher mais rapidamente é também uma forma de economia, decida qual alimento pegar antes de abrir a geladeira, também evite utilizar a parte de trás da geladeira ou do freezer para secar panos e roupas.

Tome banhos de, no máximo, cinco minutos. Ao ficar tempo demais debaixo do chuveiro, você desperdiça água e consome energia elétrica em excesso, principalmente no inverno. Em dias quentes priorize os banhos frios.

  • Escolha lâmpadas LED

Dê sempre preferência às lâmpadas LED. Elas consomem até 80% menos que as lâmpadas convencionais.

  •  Ventilação natural

Opte por desligar ventiladores e ar-condicionados e por manter as janelas abertas para obter locais arejados e bem ventilados.

  • Iluminação

Dê preferência à iluminação natural ou a lâmpadas econômicas, do tipo LED; apague a luz ao sair de um ambiente ou instale sensores de presença. Paredes com cores claras também possibilitam uma melhor iluminação ao ambiente.

  • Confira os fios de casa

Fios desencapados ou expostos podem gerar acidentes e contribuem para perda de energia. O recomendado é trocá-los com urgência.

Outro ponto são os eletrodomésticos que têm o selo de eficiência energética da classe A, pois são os mais eficientes na utilização de eletricidade. Opte também pela tarifa branca, mais barata fora dos horários de pico e que proporciona economia para as empresas de até 22% da conta de luz. Seguindo essas dicas você conseguirá aproveitar o conforto que você precisa, gastando menos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fale Conosco AGORA!