Encom Energia

Uso de energia fotovoltaica se consolida até nos ambientes mais improváveis e se torna cada vez mais acessível aos consumidores

O uso de fontes renováveis para a geração de energia é tão interessante que até as hidrelétricas estão investindo no uso da tecnologia. A usina de São Domingos, recém ativada entre os municípios de Água Clara e Ribas de Rio Pardo, em Minas Gerais, vai gerar energia também por meio de sistema solar.

Água Clara é um dos três municípios onde a Eletrosul está instalando estações solarimétricas. O objetivo é medir os níveis de radiação solar e seu potencial para geração de energia elétrica. De acordo com a empresa, além da hidrelétrica São Domingos, as subestações de Dourados e Anastácio também estão medindo a radiação solar para ver se compensa usar a tecnologia fotovoltaica.

Essa etapa inicial ainda será de ajustes nos equipamentos e no sistema de coleta dos dados. A expectativa é que as informações embasem os estudos de viabilidade técnica, para que o projeto seja consolidado. É a primeira investida do setor elétrico na produção de energia por meio de radiação solar, embora a Eletrosul já desenvolva estudos sobre essa fonte alternativa há mais de dez anos.

Cada estação solarimétrica dispõe de equipamentos para medição da radiação (direta, total e difusa) e de outras variáveis que podem interferir na produtividade de uma usina fotovoltaica ou solar concentrada como, por exemplo, direção e intensidade dos ventos, temperatura ambiente, umidade relativa do ar, pressão atmosférica e intensidade de chuvas. Painéis fotovoltaicos ligados a um banco de baterias garantem a autonomia no suprimento de energia para o funcionamento dos equipamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fale Conosco AGORA!