Encom Energia

Geração solar amplia lucros de granjas em Goiás

A geração solar distribuída avança no Brasil: são mais de 31 mil mini e micro usinas fotovoltaicas espalhadas pelo país. A maioria, 77%, podem ser encontradas nos telhados de casas, abastecendo residências. No entanto, esse tipo de atividade vem despertando também o interesse por parte do agronegócio. A ampliação das linhas de crédito específicas para o setor rural e demais facilidades de acesso atraem cada vez mais a atenção dos produtores que, ao instalarem sistemas fotovoltaicos em suas propriedades, colhem uma economia de até 96% no valor da fatura e – depois que o investimento é quitado – aquele valor que era antes um custo na conta de energia converte-se em mais lucro para a propriedade.

“Temos vários exemplos do uso da energia fotovoltaica em diferentes propriedades rurais, seja para manter climatizados silos de armazenagem, equipamentos de irrigação ou ainda para abastecer as granjas de frangos e suínos”, explicou Rodolfo de Sousa Pinto.“Além da vantagem de ser proveniente de fonte renovável, a energia solar fotovoltaica proporciona economia na fatura de energia elétrica e demonstra que veio para impulsionar ainda mais o agronegócio brasileiro, ampliando suas margens de lucro”, completou.

Os sistemas da Fazenda, que somam potência de 278,25 kWp e capacidade para gerar 431.250 kWh/ano, foram dimensionados para suprir o consumo energético das granjas, injetando o excedente no sistema e podendo ser usada pelo proprietário em sua residência. “Podemos afirmar que, hoje, 100% da energia que abastece o consumo das granjas é proveniente da luz solar”, declarou Paravisi.

 

Fonte: CanalEnergia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fale Conosco AGORA!