Encom Energia

Chuva no domingo (4) alagou cabine de força do centro universitário Uni-Facef. Ao todo, 993 candidatos terão que refazer prova da primeira etapa.

Dois geradores foram instalados no centro universitário Uni-Facef para a realização da segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (11), em Franca (SP). A medida foi tomada depois que um corte de energia afetou a aplicação da primeira fase no domingo (4) e levou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) a cancelar a avaliação.

Ao todo, 993 candidatos que não conseguiram concluir a provaprecisarão refazer as 90 questões de linguagens e ciências humanas, além da redação. A prova foi marcada para o dia 11 de dezembro.

 

Prova no escuro

 

O fornecimento de luz no prédio do Uni-Facef foi afetado depois que a cabine de força foi alagada durante o temporal que atingiu Franca.

A estudante Julia Duarte Bezerra, que quer cursar medicina, teme que o problema volte a se repetir no domingo. A jovem afirma que ela e os demais candidatos que estavam na sala tiveram muita dificuldade para seguir com a prova antes do cancelamento.

“A preocupação é de chover de novo. Na minha sala estava gotejando muito e molhou algumas pessoas. Elas tiveram que mudar de lugar, justamente para onde estava mais escuro.”

Candidatos que farão a prova em Franca, SP, estão apreensivos com a segunda etapa do Enem  — Foto: Claudio Oliveira/EPTVCandidatos que farão a prova em Franca, SP, estão apreensivos com a segunda etapa do Enem  — Foto: Claudio Oliveira/EPTV

Candidatos que farão a prova em Franca, SP, estão apreensivos com a segunda etapa do Enem — Foto: Claudio Oliveira/EPTV

Para Julia, a segunda etapa deveria ser mais tranquila, mas os problemas registrados anteriormente deixam os candidatos apreensivos.

“Acaba sendo mais difícil porque a gente estaria mais relaxado, já teria feito tudo. Agora tem mais um mês para esperar e fazer a primeira fase de novo. Isso preocupa porque eu achei o tema da redação fácil. Pode ser que venha um difícil e eu não consiga desenvolver bem.”

Os estudantes afirmam que o aviso sobre o cancelamento só se deu cerca de três horas após a energia ter sido interrompida.

“Nós ficamos muito surpresos porque já estávamos quase acabando a prova e vieram falar que cancelou. Estava muito escuro”, diz a estudante Lorena Roberta de Souza.

Prédio do Uni-Facef ficou sem energia durante a primeira prova do Enem 2018 em Franca, SP — Foto: Reprodução/EPTVPrédio do Uni-Facef ficou sem energia durante a primeira prova do Enem 2018 em Franca, SP — Foto: Reprodução/EPTV

Prédio do Uni-Facef ficou sem energia durante a primeira prova do Enem 2018 em Franca, SP — Foto: Reprodução/EPTV

Apesar da sensação de esforço perdido, o estudante Matheus Mendes Mantovani acredita que a remarcação da prova possa ser uma oportunidade de se sair melhor no Enem.

“Eu estou acreditando que vai ser uma segunda chance. Eu estava bem nervoso no dia e acredito que possa ir melhor na próxima prova. É triste cancelar a prova após um ano de preparação, mas pode ser que seja melhor.”

 

Aplicação garantida

 

De acordo com o reitor do Uni-Facef José Alfredo de Pádua Guerra, dois geradores foram instalados para evitar problemas durante a aplicação da segunda etapa. Ele afirma que, por questões de segurança, os técnicos da CPFL precisaram cortar a alimentação para o prédio na semana passada, a fim de evitar riscos de acidentes.

Segundo Guerra, toda a equipe de manutenção estava de prontidão e vai atuar novamente neste domingo para garantir o funcionamento do prédio.

O reitor do Uni-Facef, José Alfredo de Pádua Guerra, em Franca, SP — Foto: Claudio Oliveira/EPTVO reitor do Uni-Facef, José Alfredo de Pádua Guerra, em Franca, SP — Foto: Claudio Oliveira/EPTV

O reitor do Uni-Facef, José Alfredo de Pádua Guerra, em Franca, SP — Foto: Claudio Oliveira/EPTV

 

Prova em 11 de dezembro

 

A diretora de gestão e planejamento do Inep, Eunice Santos, informou que todos os candidatos serão avisados por e-mail ou SMS sobre a necessidade de refazer a prova da primeira etapa. Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo site do Inep ou pelo telefone 0800 61 61 61.

“Esses alunos serão individualmente informados que estão na reaplicação do primeiro dia e que os demais dados, local que ele vai fazer, se tiver alguma alteração, ele vai ter um cartão de confirmação desse dia”, afirma.

Sobre a reclamação dos estudantes com relação aos vestibulares agendados para a semana do dia 11 de dezembro, o Inep informou que não é possível remarcar a data devido ao prazo de divulgação dos resultados do Enem para utilização no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fale Conosco AGORA!